nRPG!

Olá, bem vindo ao nRPGr, comece criando sua conta Smile , e não esqueça de votar em nossos top's ;D.



Participe do fórum, é rápido e fácil

nRPG!

Olá, bem vindo ao nRPGr, comece criando sua conta Smile , e não esqueça de votar em nossos top's ;D.

nRPG!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descubra o Ninja que há em você!

Últimos assuntos

» Chatroom #1
Guia geral do RP - Novo EmptySáb 24 Jun 2017 - 22:44 por Inuzuka Kai

» Ink Heart para rrpg
Guia geral do RP - Novo EmptyQua 25 Fev 2015 - 6:43 por Saiga

» felinos para rrpg
Guia geral do RP - Novo EmptyQua 25 Fev 2015 - 6:35 por Saiga

» Hijutsus para o novo fórum
Guia geral do RP - Novo EmptySeg 17 Jun 2013 - 2:54 por Inuzuka Kai

» novo forum
Guia geral do RP - Novo EmptySeg 10 Jun 2013 - 9:57 por Sai

» Atualizações
Guia geral do RP - Novo EmptySeg 10 Jun 2013 - 9:56 por Sai

» [Singnature] Fenikkusu no jutsu (reformulação)
Guia geral do RP - Novo EmptyTer 22 Jan 2013 - 23:23 por Inuzuka Kai

» [Ficha]Hyuuga Kagero
Guia geral do RP - Novo EmptyQui 17 Jan 2013 - 22:08 por Uchiha Ryuko

» [Técnicas]Hyuuga Kagero
Guia geral do RP - Novo EmptyQui 17 Jan 2013 - 6:20 por Hyuuga Kagero

Parceiros

Guia geral do RP - Novo Buttonpearl

    Guia geral do RP - Novo

    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 206
    Data de inscrição : 05/07/2012

    Guia geral do RP - Novo Empty Guia geral do RP - Novo

    Mensagem por Admin Qui 5 Jul 2012 - 22:56

    Sankishi-iro Hao escreveu:
    5 dicas para escrever um bom RP

    Sabemos que todos têm criatividade e potencial para interpretar nossas personagens, levando-as ao ponto mais longe que uma mente pode levar. Contudo, muitas vezes a nossa ferramenta maior de "trabalho", o RP, ainda não foi devidamente afiada ou não está mais tão afiada. Desse modo, acabamos por não fazer uso de todo o potencial que temos para tal, um verdadeiro desperdício do abundante talento de cada um. Para ajudar novatos e enferrujados em matéria de escrita desse fórum, esse guia rápido foi encomendado e planejado.

    Se você não sabe muito sobre o assunto, sente que falta alguma coisa para tornar o seu post irresistível ou quer recuperar a qualidade de outros tempos, confira nossa lista de dicas:

    1 - Tudo começa na Ortografia.

    Ninguém é 100% livre de erros ortográficos, não importa se você é um escritor renomado e lido em todo o mundo ou um simples mortal que tomou três bombas na escola primaria. No entanto, ainda estão para inventar uma coisa mais feia do que parar para ler RP's de colegas de fórum e se deparar com frases como "Vossê estava ezausto naquele dia naum eh?". Vamos convir numa coisa, não dá tanto trabalho se policiar quanto a esses erros mais bobos, até porque, lendo os outros trabalhos dos outros jogadores você pode muito bem aprender uma ortografia mais certa, por mais iniciante que você seja. Quanto aos erros mais complexos, geralmente relacionados a palavras pouco usuais e pontuações, eu só posso te dizer uma coisa "Não deixe de escrever por medo de errar, mas também não tenha medo de colocar o texto num corretor (como o do Word) e pedir a revisão de amigos mais experientes quanto à escrita!". Evitar as palavras que te causam duvidas pode evitar erros, mas também empobrece o seu texto e te impede de aprender, afinal, como você vai aprender uma determinada palavra se nunca tentar escreve-la? Um bom RP'ger nem sempre é o que escreve menos errado, mas quase sempre é aquele que, a cima disso, está sempre se aventurando pelos cantos mais duvidosos da língua portuguesa conforme escreve seu post. Um sábio uma vez disse que os erros são atalhos para o caminho certo, use os que você usualmente cometer para aprender e, por tanto, alcançar uma escrita melhor.

    2 - Não agrida os olhos dos outros!

    É muito comum ver pessoas escrevendo no MSN como se buscassem uma forma personalizada de constituir frases, um processo que envolve não dar espaços entre as pontuações (ou dar espaços demais), usar carinhas feitas por letras e afins ( =D ) ao longo da oração, não respeitar as regras de concordância e até começar todas as palavras do texto com letras maiúsculas, além um milhão de erros ortográficos que eu não vou abordar. Honestamente, eu não ligo! Tenho problemas demais na minha vida para me preocupar com a forma como as pessoas escrevem nas mensagens pessoais delas, principalmente porque eu também cometo o mesmo crime. Contudo, existem jogadores que estão tão inseridos nesse habito que não conseguem separar o MSN do fórum, ou seja, escrevem seus RP's como se estivessem mandando uma mensagem pelo MSN. Imaginem um texto em que cada frase tem uma cor diferente, todos os parágrafos terminam com um emoticon, TODAS as palavras começam com a letra maiúscula e não existe espaço entre pontos e palavras. Misericórdia, é de machucar o olho de qualquer um! Eu também gosto de dar a minha cara aos meus post's, mas tudo tem limite. Escolha uma cor para as falas do seu personagem (no muito, escolha uma outra cor para as descrições também), ponha as letras em maiúscula ou minúscula somente nas situações apropriadas, procure respeitar as regras de concordância da Língua Portuguesa (ou, pelo menos, aprendê-la) e, por tudo que lhe é mais sagrado, depois de vírgula e pontos em geral, nós damos UM espaço antes de dar inicio a uma nova palavra.

    3 - Descrições, separando os homens dos meninos.

    Aqui está o fator que mais complica os jogadores iniciantes, e até os veteranos de vez em quando. Como descrever? Quais os tipos de descrições? Quanta descrição é de menos e quanta é demais? Se eu ganhasse um centavo por cada pessoa que vem me perguntar isso no meu MSN eu continuaria pobre porque ninguém me pergunta nada no MSN, mas mesmo assim são as questões mais frequentes quanto a esse quesito. Descrições são vitais para um post, sendo que sem elas não se sabe o que aconteceu, nem onde aconteceu ou como aconteceu. Para evitar discrições de uma ou duas linhas como "Rakushou pegou uma Kunai no seu bolso, manteve o foco no oponente e tratou de lançá-la em sua direção." é que se recomenda que os escritores observem três tipos diferentes. O primeiro tipo refere-se a tudo que envolve a sua personagem, portanto descreva sua vestimenta, sua aparência física e principalmente sua personalidade e intenção, quando o contexto couber. O segundo tipo diz respeito às atitudes que você tomará através do seu post, tudo o que será feito pela sua personagem deve ser explicitado e explicado através desse método de descrição de modo que fique claro e não confuso, muitas lutas são perdidas por conta de movimentos que, por ficarem mal explicados, criam brechas aproveitadas por jogadores mais experientes. O último tipo é a descrição do ambiente em que o contexto se desenrola, os detalhes do cenário, do clima e qualquer outra coisa que influencie a situação, mas não se encaixe nas outras duas categorias. Todos os bons post's contam com a presença desses três moldes de descrição, de modo que a terceira não precisa ficar sendo repetida no mesmo post para não torná-lo muito enfadonho. Outro detalhe importante, as descrições sempre são escritas em terceira pessoa e nunca em primeira pessoa, o que significa na prática que esse é o jeito errado "Eu me retirei da reta da labareda de chamas enquanto imaginava como revidaria." e esse é o jeito certo "Ele se retirava da reta da labareda de chamas enquanto imaginava como revidaria.". Por fim, não existe uma formula exata do quanto escrever para tornar o seu texto interessante, descrever demais e abordar demais os detalhes pouco relevantes deixa de enriquecer o post para se tornar "encher de linguiça". Acredito que a medida certa se aproxima quando você sente que descreveu tudo que era necessário usando sua criatividade para mesclar o padrão ao interessante, além de uma variação saudável dos seus recursos linguísticos (vide dica 1).

    4 - Mantenha o interesse do leitor.

    Nenhum post consegue ser bom se você se cansa de lê-lo na terceira frase, por isso é preciso se preocupar sempre em manter o interesse do leitor ao longo daquelas centenas de palavras. Ler cenas muito grandes é naturalmente chato, será inevitável perder a atenção do seu publico alvo e o seu foco enquanto escreve se você não usar de certa dose de piadas e drama para "temperar" seus parágrafos. A sua personagem pode ser um cidadão dos mais entediantes e entediados, pode até ser mais chato do que o professor de história do seu colégio, mesmo assim você tem que dar um jeito de tornar no texto mais atrativo. Use os seus recursos linguísticos e imaginativos para explicar como a morte prematura da mãe, pelas mãos de um certo exilado, fez com que ele adquirisse uma personalidade fechada, inclua na história que o próprio Jesus deu à personagem uma missão que ela se recusa a cumprir por conta da revolta de ter perdido a mãe muito cedo. Em fim, um bom RP'ger consegue tornar até o passo evolutivo mais chato do homo sapiens num épico digno de Hollywood.

    5 - Use drogas seja criativo! =D

    No universo em que a terra está situada ainda não existe um lugar mais permissivo do que um fórum de Naruto como esse! Quer quebrar qualquer lei da física? Do espaço-tempo? Espiritual? Da gravidade? Todas as alternativas anteriores? VOCÊ PODE! O único limite para a sua personagem é o limite que a sua imaginação tiver. Ter consciência disso é super importante, tanto para se tornar um grande RP'ger quanto para se divertir com isso, afinal tudo não passa de um jogo. Fazendo uso da sua imaginação você poderá criar e executar enredos, RP's, sagas e técnicas próprias que podem, não só chamar a atenção e o reconhecimento do restante do fórum, como também dar muito mais diversão ao ato de jogar. Além do que, todos preferem mais jogar com os companheiros criativos do que com aqueles jogadores comuns que "não fedem e nem cheiram".

    Em fim galera, a administração solicitou essa ajuda e eu escrevi o que eu achei mais importante. Espero que todos que precisarem sejam ajudados por essas cinco dicas e acredito de verdade que são os pontos mais importantes para se trabalhar na nossa escrita hoje. Desculpem qualquer erro ou expressão equivocada que eu possa ter usado.

    Escrito por Sankishi-iro Hao.

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024 - 2:59